Mato Grosso, S�bado, 27 de Abril de 2024     
Novo Portal
Centro acadêmico de Contábeis promove evento de integração dos estudantes
Café com Prosa reuniu profissionais da área e acadêmicos no campus de Cáceres
Centro acadêmico de Contábeis promove evento de integração dos estudantes
24/02/2005 12:41:24
por Coordenadoria de Comunicação Social
Estudantes discutem normatização acadêmica no pátio do campus
Estudantes discutem normatização acadêmica no pátio do campus

Uma atividade alternativa ao trote para recepcionar os calouros e promover a integração com os veteranos. Foi com esse objetivo que o Centro Acadêmico (CA) do curso de Ciências Contábeis – campus universitário de Cáceres - organizou o Café com Prosa. O evento reuniu durante dois dias profissionais, comunidade acadêmica e servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

No primeiro dia, o delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) se reuniu com os estudantes na entrada do campus pra debater as funções e atividades do Conselho, os projetos que desenvolve e as perspectivas profissionais no mercado de trabalho do estado.

De acordo com William Latorraca, acadêmico do 6º semestre, discutir temas atuais com a participação de estudantes de diferentes semestres é importante para o fortalecimento do curso. A iniciativa revela o espírito da filosofia de trabalho do CA – gestão Integrar e Empreender. “A Integração nós já conseguimos: temos aqui acadêmicos do 1º e do 8º semestre”, revela o presidente da entidade formada por um representante de cada semestre do curso.

E aponta como o princípio de empreender deve ser alcançado. “A partir do momento que um grupo de pessoas se reúne em busca de conhecimento ele pode empreender, mudar e evoluir”, avalia.

Acadêmico do 4º semestre, Paulo César disse que a parceria entre departamento e CA na promoção da 1ª edição do Café com Prosa colabora com a integração acadêmica e incentiva o estudante a buscar novos conhecimentos. “Dessa forma também é possível descobrir temas de interesse do estudante”, avalia.

Recepção

Para esclarecer procedimentos administrativos, os organizadores do Café convidaram a servidora Sandra Teshima, chefe da secretária acadêmica. Ela abordou pontos da normatização acadêmica e frisou que todo estudante deve conhecer seus deveres e direitos. “O acadêmico precisa saber lidar com as instâncias legais e representativas do seu curso”, assegura.

Na sua avaliação, boa parte dos estudantes desconhece prazos administrativos e de requisição de documentos e cita como exemplo uma ação básica do calouro: a confirmação de matrícula. “Caso o estudante não confirme a matrícula ela é cancelada”, alerta Sandra, lembrando que o procedimento deve ser feito nos dias 3 e 4 de março pelo próprio estudante ou por meio de procuração.

Diretor do Instituto de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (Iacce), Paulo Alberto dos Santos comenta que a iniciativa de organizar um evento para abordar temas referentes à rotina acadêmica é positiva e permite aos acadêmicos um contato maior com as esferas administrativas da Instituição.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada